sábado, 26 de março de 2011

Chuvas e Gestão de Águas no Ceará

Cheia do Castanhão será discutida na Cogerh

23/03/2011 - 09:34 
Diego Lage

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) deve ser reunir na próxima segunda-feira (28) com outros órgãos para estudar a situação do maior açude do Estado, o Castanhão, localizado em Alto Santo, na região do Jaguaribe. O reservatório está com parte de suas comportas aberta, a fim de controlar o nível de água acumulada em meio à quadra chuvosa.
Os técnicos devem decidir se o Castanhão permenece com as comportas abertas ou se devem ser fechadas. Há ainda a possibilidade de o nível de abertura das comportas ser aumentado ou diminuído. De acordo com o engenheiro Yuri Castro, da Cogerh, a decisão acontece com base nos últimos índices de chuva e na previsão sobre as próximas precipitações.
Desde o último dia 18 o Castanhão está com duas comportas abertas, derramando cerca de 100 mil litros de água por segundo. A medida é tomada porque o reservatório já está com um índice satisfatório de acumulação, a fim de evitar cheias com as atuais chuvas na região. A ideia da Cogerh é que o Castanhão termine o período de chuvas com uma acumulação de 5,5 bilhões de metros cúbicos - a capacidade total é de 6,7 bilhões.

De acordo com dados da Cogerh, o reservatório está com 71,1% de sua capacidade.

Devem ser reunir, além de representantes da Cogerh, técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Defesa Civil e Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM). 
A reunião está prevista para a sede da Cogerh, no bairro do Cambeba.

Açude Castanhão abre comportas

Clique para Ampliar
O véu de noiva é um espetáculo já esperado em todo o inverno. O local já se tornou um ponto turístico da região 
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
19/3/2011 
Limoeiro do Norte. O gigante Castanhão está de comportas abertas. Já considerado um evento de toda estação chuvosa, a liberação de água pela barragem do açude, desde o meio dia de ontem, já aumenta o nível do rio Jaguaribe.

Enquanto o local vira atração turística, as áreas mais baixas do rio Jaguaribe já registram neste sábado as consequências do aumento do volume do rio. Inundada, a passagem molhada que liga Tabuleiro a Limoeiro do Norte fica intrafegável a partir de hoje.

É liberado um total 100 metros cúbicos (ou 100 mil litros) por segundo por duas de suas dez comportas, cada uma liberando a metade disso por uma fenda de 73 centímetros de altura. Mas a força da água é tamanha que a vazão proporciona o chamado ´véu de noiva´.

"É lindo", resumiu a comerciante Osirene Dias, curiosa para ver as comportas abrirem, "de tanto que falam". Até uma lanchonete foi instalada no mirante para receber os turistas. Um funcionário do Castanhão vende num varal camisas com a foto da barragem em 2004, com todas as comportas abertas.

A decisão pela abertura das comportas deu-se entre União e Estado: a primeira representada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e o outro pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Nível

O açude estava ontem na cota 101,07 metros acima do nível do mar e com 71% da sua capacidade. A abertura deverá baixar 70 centímetros de lâmina d´água na parede da barragem. "O importante é que o que entrar no Castanhão, vindo das chuvas e do rio Salgado, seja colocado para fora", esclareceu o engenheiro Ulisses de Sousa, coordenador do Complexo Castanhão. Na segunda-feira haverá uma nova reunião, em Fortaleza, para deliberar sobre se haverá aumento ou diminuição da vazão.

Nenhum comentário: